terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os passos do Escola Ativa em Encanto/RN

Podemos vislumbrar diversas experiências de efetivo sucesso vivenciadas  nas salas multisseriadas do campo no nosso Estado, proporciondas pela metodologia do Programa Escola Ativa - SECAD/MEC -, e o papel desse espaço é divulgá-las.  

Nossa mais recente experiência vem da região do Alto Oeste Potiguar, no município de Encanto, com uma população estimada em pouco mais de 4.800 habitantes. Segue pois que uma aluna do Programa Escola Ativa, do 5º Ano da Escola Municipal Manoel Oliveira, VITÓRIA LORRANY OLIVEIRA DE SOUZA, cujo Professor é FRANCISCO JOSÉ DA COSTA ALVES, se destacou com a MEDALHA DE OURO na XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Além dela, o aluno  FRANCISCO LEONARDO LEITE DO NASCIMENTO,  do 5º ano da Escola Municipal Otaviano Severiano, cuja Professora é ADALGIZA NOBRE, foi classificado em 1º lugar, em âmbito municipal, das Olimpíadas de Língua Portuguesa na categoria Poema. Eles serão premiados em público pelo Gestor Municipal no dia 23/12.

Queremos parabenizar esses estudantes, seus respectivos professores e comunidade onde vivem, que somente vêm confirmar a firmeza com que a metodologia do Progama Escola Ativa vem pisando nas escolas do campo do nosso estado potiguar.

Multipliquemos!!!

E-mail da Professora-Multiplicadora do município de Encanto, Maria Lindalva Soares: marialindalvasoares@yahoo.com.br.

Sítio da OBA:

Sítio da Olímpiada de Língua Portuguesa: Escrevendo o futuro
http://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/

domingo, 19 de dezembro de 2010

Os passos do Escola Ativa/RN chegam em Brasília/DF

Aconteceu nos dias 08 a 10 de dezembro em Brasília/DF, a VII Reunião da Comissão Nacional de Educação do Campo - CONEC. Tendo como objetivo fazer o balanço e a avaliação dos programas e projetos desenvolvidos no âmbito da educação do campo executados pela Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC/SECAD/MEC), a reunião contou com a presença de dezenove representantes de movimentos sociais e sindicais do campo, entidades de educação e dos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social que compõem a CONEC.

Destacamos a participação da professora Gilvana Duarte e da estudante Helana Ferreira Costa da Escola Municipal Hercília Noronha, município de Areia Branca/RN, que apresentaram um relato de experiência acerca da metodologia do Programa Escola Ativa no nosso Estado.


Vemos a seguir o relato da professora Gilvana:


"Nós fomos convidadas para 7ª Reunião da Comissão Nacional de Educação do Campo para fazer relato de experiência sobre o Programa Escola Ativa em nosso município, neste encontro estavam presentes representantes dos principais órgãos responsáveis como UNDIME, INEP, movimentos sociais etc. O nosso relato foi dividido em três momentos: a escola antes do programa, minha chegada e a escola hoje. O terceiro momento foi relatado pela aluna Helana Ferreira Costa que falou sobre o colegiado, sua função e importância deste para escola. Neste momento a referida aluna foi bastante questionada e respondeu todas as perguntas com êxito. Representantes dos órgãos já citados elogiaram bastante a autonomia e desenvoltura da criança e disseram que a mesma estudava na melhor escola do mundo, que um dia ela poderia apresentar algumas dificuldades em química ou física, no entanto, que nada mais conseguia segurá-la e que é impressionante a capacidade que ela possui de sobressai-se nas diversas situações. Nesta reunião foram discutidos vários temas relacionados ao campo como: Educação.Técnica para jovens, Pós-Graduação no campo, Proposta Pedagógica para as salas multisseriadas que ainda não existem,criação de proposta e material para ed. infantil etc." 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Formação no IV Módulo: Práticas Pedagógicas em Educação do Campo

No período de 06 a 10 de dezembro estará acontecendo a Formação no IV Módulo: Práticas Pedagógicas em Educação do Campo do Programa Escola Ativa. O evento, que será realizado no Imirá Plaza Hotel, Via Costeira, 4077, Natal/RN, (84) 4005 -0505, é oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN), para os professores-multiplicadores vinculados e responsáveis pela implantação/implementação do Programa em seus respectivos municípios.