quarta-feira, 2 de março de 2011

Curso à Distância - Portal dos Professores UFSCAR

 Casos de Ensino e Teorização de Práticas Pedagógicas - Professores Alfabetizadores
As reflexões em torno dos processos formativos dos professores vêm ganhando espaço há algum tempo, no cenário educacional. Frente à diversidade de posicionamentos teóricos, linhas de pesquisa e da complexidade do tema, destaca-se o trabalho com casos de ensino, como um importante instrumento de interface entre formação e investigação no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Autores como L. Shulman, J. Shulman, Mesrseth, Alarcão, Marcelo Garcia, Mizukami, Nono, dentre outros, afirmam que os estudos, produzidos no âmbito dessa perspectiva, têm mostrado que os casos de ensino podem ser utilizados em qualquer momento do processo de aprendizagem docente e em diferentes modalidades de educação, à medida que ilustram e detalham situações da formação e atuação profissional, permitindo estabelecer relações entre a teoria e a prática dos professores. Dessa forma, justifica-se a importância do curso de extensão "Casos de Ensino e Teorização de Práticas Pedagógicas", que nesse contexto apropria-se dos casos de ensino para a condução formativa e investigativa dos sujeitos, em espaço de formação na modalidade a distância – via Portal do Professores (plataforma moodle).
A relevância desse curso se consolida pelas suas possibilidades formativas, aos participantes com/em diferentes localidades, necessidades, horários etc. reflitam sobre aspectos gerais da prática docente, e pelas suas possibilidades investigativas, ao permitir que frente a reflexão e construção de casos de ensino possamos compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional desses professores, que inclui a construção/alteração da base de conhecimento para o ensino. E mais pela possibilidade de contribuir para que os participantes possam refletirem sobre os conflitos da prática docente, interagindo com os seus pares e com casos de ensino que tragam como temática situações específicas do exercício da profissão.

Carga horária: 120 horas
Período de inscrição: 01/03/2011 - 20/03/2011
Período de realização: 04/04/2011 - 30/11/2011
Número de vagas: 30
Status: Inscrições abertas
Professor responsável: Isa Mara Colombo Scarlati Domingues
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Silvia Maria Perez

O curso “Casos de Ensino e Teorização das Práticas – Professores Alfabetizadores”, é uma reedição do curso “Professores Inciantes e Casos de Ensino”, do Programa Casos de Ensino e Aprendizagem da Docência - CEAD, realizado em 2006-2007. Destina-se aos professores alfabetizadores que atuam nos anos iniciais. Tem como propósito promover e investigar os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional dos professores, apropriando-se dos casos de ensino, narrativas sobre situações complexas vividas por professores durante sua atividade docente.
 
Esta proposta será desenvolvida em três módulos, na modalidade a distância, via internet, cujo acesso se dará via  Portal dos Professores da UFSCar. O curso é gratuito e será certificado pela UFSCar.
 
Para participar da seleção o interessado deverá preencher e enviar por este ambiente de aprendizagem a "Ficha de inscrição" e as "Questões sobre Formação" disponíveis no site do Portal dos Professores.
Serão considerados os seguintes critérios de seleção:
- atuação nos anos iniciais - alfabetização;
- maior tempo de experiência como alfabetizadora;
- disponibilidade de tempo para realização do curso (aproximadamente 4 horas/semanais);
- conhecimentos básicos de informática, navegação web e acesso a internet.
Os professores selecionados para realizarem o curso serão comunicados por e-mail. 
Período de análise e divulgação dos resultados: até 27/03/2011*
* Os professores selecionados para realizarem o curso serão comunicados pelo e-mail informado no cadastro do Portal dos Professores.
Período de efetivação da matrícula: 28 e 29/03/2011**

** A efetivação da matrícula aos professores selecionados de dará mediante o preenchimento e envio dos seguintes documentos disponíveis no site do Portal do Professores: consentimento informado e termo de compromisso (envio pelo correio até o dia 29/03/2011).

Disponível em:

Formação do IV Módulo em Itajá/RN




Foi realizada a formação do módulo IV com Práticas Pedagógicas em Educação do Campo dos dias 14 a 18 de fevereiro de 2011, na Escola Municipal Maria Lindalva da Cunha, Sítio Caraú no município de Itajá-RN. Onde participaram as Escolas Municipais Joaquim Feliciano da Rocha e a Maria Lindalva da Cunha. Participaram ainda diretores, supervisores, coordenadores e professores das referidas escolas, foram realizadas várias oficinas nas áreas de português, matemática, ciências, história e geografia onde foram trabalhadas uma disciplina por dia totalizando cinco dias, atingido assim uma carga horária de 40 horas, exigida pelo programa.

O subsídio mais utilizado foi os cantinhos de Aprendizagem que é um espaço interdisciplinar nos quais são reunidos materiais de pesquisas, subsídios para as aulas a fim de propiciar a experimentação, comparação e socialização de conhecimentos. Tirando assim o máximo de proveito dos conhecimentos de todos, visando o desenvolvimento da habilidade de estruturar o pensamento em forma de linguagem objetiva, onde a melhor forma de desenvolver conhecimentos críticos nos permite levar o educando a conhecer sua cultura mostrando situações reais de seu dia a dia no campo.

A formação correspondeu claramente aos objetivos previstos no plano de formação. A sua duração, cronograma e recursos utilizados foram adequados a metodologia, contribuindo para um desempenho positivo.