quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2º Festival Literário da Pipa - Flipipa


Por Agência RN

Começa nesta quinta-feira, 18, e prossegue até sábado, 20, o 2º festival Literário da Pipa - Flipipa, numa das praias mais agitadas do litoral sul do RN, com presença de autores como Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, Daniel Galera, Rafael Coutinho, Marçal Aquino, João Gilberto Noll, Laurentino Gomes, Frederico Pernambucano de Mello, Raimundo Arrais e Honório de Medeiros, entre outros nomes da literatura local e nacional. A realização é da Fundação Hélio Galvão, Projeto Nação Potiguar e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O Flipipa é uma mistura de atividades culturais voltadas ao exercício da literatura, do despertar da escrita à discussão de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa.

Escritores de renome internacional debatem temas como historicismo, romance, poesia, conto, comic novel e histórias em quadrinhos, cangaceirismo, fortuna crítica de Câmara Cascudo a Polycarpo Feitosa, jornalismo e redes sociais, entrou outros, para uma plateia esperada de 3 mil pessoas por dia. Toda a programação é gratuita.

Nas salas de aula das escolas Domitila Castelo e Vicência Castelo, em seis salas nos turnos da manhã e tarde, cerca de 20 mil estudantes e mais de 600 professores dos municípios de Tibau do Sul, Canguaretama, Vila Flor, Nísia Floresta, Barra de Cunhaú, Goianinha, Arês, Várzea, estarão participando das oficinas realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura sob a supervisão de seus arte-educadores, mais de 20 ao todo, sob coordenação geral da secretária adjunta, Salizete Freire.

A prática da escrita literária também será desenvolvida na oficina de contos ministrada pelo escritor Daniel Galera (Prêmio Jabuti e Machado de Assis pelo romance "Cordilheira") e assessorada pelo jornalista e escritor Carlos de Souza, voltada para estudantes ou concluintes do ensino médio.

Debates e debatedores

A roda de debates começa dia 18, às 17h30, com os seguintes autores e seus respectivos temas: "Novela gráfica: A construção linguística e visual" com Daniel Galera (SP), Rafael Coutinho (SP) e mediação do jornalista Alex de Souza; "O Brasil que existe em nós, com Mia Couto (Moçambique) e a professora da UnP Conceição Flores (Portugal/RN); com "1822: uma nova perspectiva da criação do Brasil" estará Laurentino Gomes (PR) e Raimundo Pereira Arrais (PE/RN).

Na sexta-feira 19, o debate tem início sob o foco da "Tradição e modernidade em Gizinha, de Polycarpo Feitosa", com Tarcísio Gurgel e Nivaldete Ferreira; em seguida o romancista Marçal Aquino debate "Do Roteiro ao romance", tendo a mediação do escritor Pablo Capistrano; Depois, o tema se volta para o regional com "Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço", com o escritor Frederico Pernambucano de Mello (PE), Honório de Medeiros (RN) e Clotilde Tavares (PB).

No sábado 20, a programação abre com um bate-papo sobre "Jornalismo e cultura nas redes sociais", reunindo Dirceu Simabucuru, Laurita Arruda, Yuno Silva e Carlos Cavalcante (Carito), sob a mediação da jornalista Margot Ferreira. Em seguida, o tema é "Luiz da Câmara Cascudo: por uma fortuna crítica preservada", com Durval Muniz (PE), Moacy Cirne (RN) e Vânia Gicco (RN).

Às 19h30 estarão na tenda o premiado escritor gaúcho João Gilberto Noll e Ilza Matias Sousa (RN), com mediação do professor João da Mata Costa. Encerrando a noite teremos João Ubaldo Ribeiro (BA) e Geraldo Carneiro (MG), com mediação do jornalista Woden Madruga, debatendo o tema "Vida de escritor".

Além das atrações pontuais, uma série de eventos agitam a praia com saraus, leituras, performances, encenação teatral, exposições e lançamentos. Nos estandes da livraria Siciliano, Cooperativa Cultural da UFRN e Sebo Vermelho estarão sendo lançados e relançados obras de autores potiguares e convidados dos debates, que deverão autografar seus livros após as mesas.

Ainda no estande da Cooperativa estará a exposição de Poesia visual: Poema processo, arte, sob a curadoria do artista Jota Medeiros. No sábado, às 15h, haverá uma Caminhada literária aberta ao público, com saída da tenda literária, ruas principais da Pipa indo até o Spa da Alma, sob a coordenação de Fernanda Bauernan e Ana Brito.

Na programação paralela da Pipinha Literária, estarão em prática todos os dias os projetos Exposição Dorian Gray/livro-objeto de arte desenvolvido pela EducaPipa/UFRN/Editora Universitária/Funpec sob a coordenação da artista Ângela Almeida e do editor Helton Rubiano de Macedo; a finalização do projeto Cata-Lendas, no Vila Rocky Point, promovido pelo Ponto de Cultura Arte da Vila através de Graça Leal e adesão de professores, filósofos e arte-educadores; além de um intensa atividade na livraria Book Shop, com sarau, recitais e lançamentos, sob a coordenação de Cíntia Junqueira.

Ainda no Pipinha, no dia 18, às 17h, em frente à tenda, haverá uma dramatização de "O Gato e O Escuro", miniconto infantil de Mia Couto, com estudantes da Pipa e direção de Cláudio Almeida, tendo como técnica o Teatro do Oprimido.

Retreta e artesanato

O Sebrae-RN e a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Sethas) realizam no Flipipa a Mostra do Artesanato Potiguar, durante os três dias. Também dentro da programação da Sethas, haverá apresentação da Banda Filarmônica de Vera Cruz na noite do sábado, dia 20, com percurso pelas ruas principais.

A Banda Filarmônica surgiu a partir de um projeto criado pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Cultural da Juventude de Vera Cruz, por meio de um financiamento oriundo de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Banco Mundial. É formado por 50 crianças e adolescentes, e tem como regente o maestro Leonardo Santos.

A 2ª edição do Flipipa é uma realização da Fundação Hélio Galvão, projeto Nação Potiguar com patrocínio do Governo do Estado, através das Secretarias de Educação e Cultura (SEEC), Sethas e Setur, com apoio da Prefeitura de Tibau do Sul.

2º Festival Literário da Pipa

"A viagem da literatura na praia"

18 de novembro (5ªfeira)

18h - Tenda literária



Nenhum comentário:

Postar um comentário