segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DIDÁTICA DOS NÍVEIS

Didática do nível pré-silábico

O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis definidos por Emília Ferreiro na Psicogênese da alfabetização.
·     Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais – atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel;
·     Contato com o variado material escrito – jornais, revistas, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos, músicas, poesias, entre outros;
·     Audição de leitura com e sem imagem – notícias, histórias curtas, bilhetes etc.;
·     Manipulação intensa do alfabeto móvel;
·     Atividades para distinção de letras e numerais;
·     Jogos diversos;
·     Jogos com cartões;
·     Álbuns;
·     Jogos e brincadeiras orais;
·     Planejamento da rotina do dia.

Didática do nível silábico

No nível silábico a criança encontra uma nova fórmula para encontrar no mundo da escrita, descobrindo que pode escrever uma letra para cada sílaba da palavra e uma letra por palavra na frase.
·     Desmembramento oral dos nomes e das palavras em sílabas (pedaçinhos); pronúncia pausada das palavras, solicitando – se aos alunos que contem os pedaçinhos;
·     Completar lacunas em textos e palavras;
·     Autoditado, listas, escritas espontâneas diversas;
·     Ditado de palavras e frases para diagnóstico do nível conceitual dos alunos;
·     Colocar letras em ordem alfabética;
·     Construir conjuntos de nomes e palavras para cada letra do alfabeto, expor na sala.

Didática do nível silábico-alfabético

No nível silábico-alfabético toma-se como ponto de partida o aspecto em que a escrita funciona como um sistema de representação da linguagem oral das crianças.
·     Jogos e atividades variadas com alfabeto móvel e sílabas móveis;
·     Caça-palavras;
·     Cruzadinhas;
·     Jogos da memória, bingo, dominós diversos;
·     Leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesias, músicas, parlendas, bulas de remédios, etc;.
·     Classificação e seriação das palavras;
·     Oficina de histórias reconto, reescrita;
·     Localizar palavras num texto copiá-las separando suas sílabas num diagrama.

Didática do Nível Alfabético

O nível alfabético caracteriza-se pelo reconhecimento do som da letra, neste nível a criança ainda não consegue a solução de todos os problemas no que se refere à leitura e a escrita.
Algumas crianças chegam ao nível alfabético apresentando dificuldades, tais como:
·     Alunos que lêem alfabeticamente e ainda produzam escritas sílabas;
·     Alunos que já escrevem quase alfabeticamente e não decodificam um texto convencional;
·     Produção de texto a partir do desenho do aluno;
·     Produção de textos coletivos;
·     Sugerir a escrita de textos a partir de outros textos já conhecidos pelos alunos: letras de músicas, poesias, histórias memorizadas, etc;
·     Atividades a partir de um texto;
·     Ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado;
·     Produção de um desenho para ilustrar o texto;
·     Completar lacunas de palavras;
·     Escolher palavras do texto e elaborar pequenas frases.

Pontos significativos da coleção "Para casa ou para sala?" sintetizados pela Profª. Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, Coordenadora Geral de Ensino, Ruy Barbosa/RN, em 19/10/2007.

Referências Bibliográficas
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana.  Psicogênese da língua escrita.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
RIBEIRO, Lourdes Eustáquio Pinto. Para casa ou para sala?. São Paulo: Didática Paulista, 1999. (Proposta didática de alfabetização) 

Colaboração da Professora-Multiplicadora Maria Ivanuza Ferreira Costa, Ruy Barbosa/RN.


Para baixar:
http://www.4shared.com/document/j-LngzLl/Didtica_dos_Nveis_-_Ivanuza_Co.html

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