Didática do nível pré-silábico
O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis definidos por Emília Ferreiro na Psicogênese da alfabetização.
· Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais – atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel;
· Contato com o variado material escrito – jornais, revistas, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos, músicas, poesias, entre outros;
· Audição de leitura com e sem imagem – notícias, histórias curtas, bilhetes etc.;
· Manipulação intensa do alfabeto móvel;
· Atividades para distinção de letras e numerais;
· Jogos diversos;
· Jogos com cartões;
· Álbuns;
· Jogos e brincadeiras orais;
· Planejamento da rotina do dia.
Didática do nível silábico
No nível silábico a criança encontra uma nova fórmula para encontrar no mundo da escrita, descobrindo que pode escrever uma letra para cada sílaba da palavra e uma letra por palavra na frase.
· Desmembramento oral dos nomes e das palavras em sílabas (pedaçinhos); pronúncia pausada das palavras, solicitando – se aos alunos que contem os pedaçinhos;
· Completar lacunas em textos e palavras;
· Autoditado, listas, escritas espontâneas diversas;
· Ditado de palavras e frases para diagnóstico do nível conceitual dos alunos;
· Colocar letras em ordem alfabética;
· Construir conjuntos de nomes e palavras para cada letra do alfabeto, expor na sala.
Didática do nível silábico-alfabético
No nível silábico-alfabético toma-se como ponto de partida o aspecto em que a escrita funciona como um sistema de representação da linguagem oral das crianças.
· Jogos e atividades variadas com alfabeto móvel e sílabas móveis;
· Caça-palavras;
· Cruzadinhas;
· Jogos da memória, bingo, dominós diversos;
· Leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesias, músicas, parlendas, bulas de remédios, etc;.
· Classificação e seriação das palavras;
· Oficina de histórias reconto, reescrita;
· Localizar palavras num texto copiá-las separando suas sílabas num diagrama.
Didática do Nível Alfabético
O nível alfabético caracteriza-se pelo reconhecimento do som da letra, neste nível a criança ainda não consegue a solução de todos os problemas no que se refere à leitura e a escrita.
Algumas crianças chegam ao nível alfabético apresentando dificuldades, tais como:
· Alunos que lêem alfabeticamente e ainda produzam escritas sílabas;
· Alunos que já escrevem quase alfabeticamente e não decodificam um texto convencional;
· Produção de texto a partir do desenho do aluno;
· Produção de textos coletivos;
· Sugerir a escrita de textos a partir de outros textos já conhecidos pelos alunos: letras de músicas, poesias, histórias memorizadas, etc;
· Atividades a partir de um texto;
· Ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado;
· Produção de um desenho para ilustrar o texto;
· Completar lacunas de palavras;
· Escolher palavras do texto e elaborar pequenas frases.
Pontos significativos da coleção "Para casa ou para sala?" sintetizados pela Profª. Esp. Maria Ivanuza Ferreira Costa, Coordenadora Geral de Ensino, Ruy Barbosa/RN, em 19/10/2007.
Referências Bibliográficas
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
RIBEIRO, Lourdes Eustáquio Pinto. Para casa ou para sala?. São Paulo: Didática Paulista, 1999. (Proposta didática de alfabetização)
Colaboração da Professora-Multiplicadora Maria Ivanuza Ferreira Costa, Ruy Barbosa/RN.
Para baixar:
http://www.4shared.com/document/j-LngzLl/Didtica_dos_Nveis_-_Ivanuza_Co.html
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