quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Proposta de Trabalho para a Capacitação do IV Módulo - Paraná/RN



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANÁ/RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO
PROGRAMA ESCOLA ATIVA

TEMA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

TEMÁTICAS ABORDADAS:
  • Práticas Pedagógicas na Educação do Campo e o Trabalho como Princípio Educativo;
  • Organização do Trabalho Pedagógico; 
  • Currículo: Contextualização, problematização e interdisciplinaridade; 
  • Avaliação de Aprendizagem no Programa Escola Ativa.
OFICINAS PEDAGÓGICAS:

Abordagem Interdisciplinar para os Cadernos e Cantinhos de Aprendizagem:
  • Língua Portuguesa;
  • Geografia; 
  • Ciências da Natureza 
  • Matemática;  
  • História.
PÚBLICO ALVO:

Professores de turmas multisseriadas do Programa ESCOLA ATIVA

PERÍODO:

07 À 11 DE FEVEREIRO DE 2011.

OBJETIVOS:

Introduzir o VI Módulo – Práticas Pedagógicas na Educação do Campo, oferecendo formação continuada.
  • Oferecer sugestões práticas para o trabalho bem sucedido em sala de aula dentro de todas as áreas do Conhecimento.
  • Discutir temáticas com respaldo teórico pertinentes ao trabalho com o tema.

CONTEÚDOS:
  • LINGUA PORTUGUESA – Conceito – Princípios Pedagógicos - Práticas para o Ensino na Sala de Aula – Avaliação.
  • MATEMÁTICA – Conceito – Objeto de Estudo – Tendências – Prática na Sala de aula – Avaliação. 
  • HISTÓRIA - Conceitos vivenciados - história e movimento: permanências e mudanças - história de vida: somos sujeitos históricos - história ensinada e aprendida: versos e versões - Ensinar e aprender história com diversas fontes na sala de aula da ESCOLA ATIVA. 
  • GEOGRAFIA - O Ensino de Geografia e o Aprendizado na Escola - Fatores essenciais para o ensino de geografia. 
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA - Por que ciência na nossa vida (reflexão para o educador de ciências) - O meio ambiente - Conhecendo o Corpo – Práticas para o Ensino de Ciências na Sala de aula e Avaliação.
METODOLOGIA:

Discutir os princípios básicos que fundamentam a Educação do Campo;
Realizar oficinas com abordagens de cada Área do Conhecimento;
Uso de diversas estratégias de discussão e apresentação das atividades;
Avaliação oral e escrita;

AVALIAÇÃO:

Dar-se-á ao final de cada dia, através de questionamentos que venham suscitar a auto-avaliação do trabalho realizado com o objetivo de melhorar seu desempenho.


Capacitação do IV Módulo
Professora Multiplicadora Magna Cilene de Andrade







Nenhum comentário:

Postar um comentário